Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Analista de sistemas, expert em telecom, formado em Eng. Elétrica e nerd assumido

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sistemas de Computação 1 - Visitando a Cozinha

Tem muito tempo que eu penso sobre isto. Acho que a idéia começou quando eu ainda dava aula da cadeira Introdução aos Sistemas de Computação no curso de Bacharelado em Informática da UCSal. A questão básica é que ficar apenas ensinando conversão de sistemas de numeração e como funciona o código ASCII (embora necessário) é muito pouco para um curso universitário, e não existem textos simples para falar do básico sobre arquitetura de computadores e sistemas operacionais. Afinal, o conjunto computador + sistema operacional é o mínimo para que se tenha um sistema de computação. Então vou usar este blog como meu meio de expressão para tentar explicar de forma simples, porém com rigor, os conceitos fundamentais destes dois tópicos.

Assim como os restaurantes que convidam os clientes a visitarem a cozinha do estabelecimento não esperam que eles tornem-se chefs de cuisine por causa disso, eu também não espero que os leitores destes textos venham a virar cientistas da computação. Porém, aqueles que se identificarem com o assunto poderão usar esta série de textos como um ponto inicial para aprofundamento.

Fim da introdução. Hora de ir em frente com o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário