Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Analista de sistemas, expert em telecom, formado em Eng. Elétrica e nerd assumido

domingo, 20 de novembro de 2011

Network capacity planning - exemplo de uso do algoritmo (parte 1)

Conforme prometido, vou mostrar um exemplo de aplicação do algoritmo de planejamento de capacidade mostrado no artigo anterior sobre a seguinte rede hipotética:


Adicionalmente vou mostrar uma implementação do algoritmo na linguagem C. O vetor de nós de comutação tem a seguinte estrutura lógica:


Que tem a seguinte implementação (sintaxe C):

Para entrada de dados no vetor de nós de comutação vamos usar no exemplo um arquivo CSV, onde cada registro representa um elemento do vetor:


A matriz de topologia tem a seguinte estrutura lógica:


Com a seguinte descrição da estrutura de dados em C:


De forma análoga ao que fizemos para o vetor de nós de comutação, os dados de entrada para a matriz de topologia são dados no seguinte arquivo CSV (que percorre a matriz linha a linha):


A matriz de rotas tem a seguinte estrutura lógica::


E o código C para a sua estrutura de dados é:

No arquivo CSV para carga inicial percorremos os valores nesta matriz linha a linha. Observe que o valor armazenado nos elementos da matriz não é o valor de índice do vetor de nós de comutação, mas o valor numérico inteiro do Id do nó de comutação. Assim, um valor zero nesta matriz indica a inexistência de rota entre o par de nós considerado.

Na próxima parte deste artigo vamos ver a estrutura lógica, o código C e os arquivos CSV usados para definir a matriz de interesse de tráfego, e estaremos em condição de definir a implementação C do algoritmo e ver os resultados da sua execução sobre os dados de entrada que fornecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário